Logo da Universidade Federal do Maranhão

Vitrine de Tecnologias da UFMA

Patente - Formulação tópica para tratamento em procesos inflamatórios e cicatrização de lesões cutâneas

Panorama tecnológico

Os organismos vivos são naturalmente capazes de reparar seus tecidos depois de uma agressão. O processo cicatricial compreende uma sequência de eventos moleculares e celulares que interagem para que ocorra a restauração do tecido lesado. Por sua vez, o tratamento de feridas busca o fechamento rápido da lesão de forma a se obter cicatriz funcional e estéticamente satisfatória (SINGER; CLARK, 1999). Basicamente, o processo de cicatrização poderia ser dividido em três fases que se sobrepõem de forma continua temporal: inflamatória, proliferativa e de remodelagem (CLARK, 1996). A fase inflamatória corresponde à primeira fase da cicatrização, havendo tampão hemostático com ação das plaquetas e ativação das vias de coagulação; a fase de proliferação, que precedem três eventos: fibroplasia, angiogênese e reepitelização; A terceira fase corresponde à fase de remodelamento, na qual ocorre principalmente, a deposição de colágeno de maneira organizada.

Descrição

A presente invenção refere-se a formulações farmacêuticas de extrato hidroalcóolico de folhas de Jacarnada decurrens para obtenção de fitoterápicos no auxílio de tratamento nos processos inflamatórios e na cicatrização de lesões cutâneas, bem como no tratamento de patologias relacionadas às deficiências na cicatrização.

Problema resolvido

A presente invenção tem como objetivo o desenvolvimento de formulações farmacêuticas que utilizam o liofilizado do extrato hidroalcoólico das folhas da espécie Jacaranda decurrens CHAM (carobinha) em sua constituição.

Aplicações

Desenvolvida com foco em composições farmacêuticas.

Vantagens

Alternativa mais econômica e tão eficiente quando comparada às pomadas cicatrizantes convencionais, para obtenção de fitoterápicos e utilização dos produtos no auxílio do tratamento nos processos inflamatórios e na cicatrização de lesões cutâneas, bem como, no tratamento de patologias relacionadas às deficiências na cicatrização.

Nível de maturidade da tecnologia

Em construção.

Status e oportunidade

Patente concedida. Número do processo no INPI: BR 102013032818-9.