Patente - Antibiótico para o tratamento de infecções bacterianas e fúngicas
Panorama tecnológico
Nas últimas décadas tem sido observado um aumento acentuado de infecções, as 15 quais contribuem para uma elevada taxa de mortalidade em pacientes imunocomprometidos. A utilização de substâncias antimicrobianas representa talvez um dos maiores avanços da farmacoterapia. Estas substâncias estão entre os fármacos mais utilizados, tanto em ambulatórios quanto em hospitais, e têm reduzido drasticamente a incidência de muitas doenças infecciosas.
Descrição
A presente invenção consiste em um antibiótico com ação microbicida contra diversas bactérias e fungos de interesse clínico tais como Cândida, Cryptococcus, Trichosporon, Stenotrophomonas, E. coli, Klebsiella e Staphylococcus aureus, atuando também na diminuição da formação de biofilme e na degradação do biofilme formado por estes micro- organismos.
Problema resolvido
O objetivo da presente invenção é a obtenção de um antibiótico atóxico à célula humana originário do extrato da polpa da cana de açúcar (Saccharum officinarum) com atividades antifúngica e antibacteriana.
Aplicações
Desenvolvida com foco em composições farmacêuticas.
Vantagens
A vantagem do presente invento dá-se por se tratar do primeiro antibiótico oriundo da polpa da cana de açúcar. Atua na inibição da formação de biofilme, e na degradação do biofilme formado por bactérias e fungos, em alguns casos, superior à do medicamento de referência. Além disso, o antibiótico possui amplo espectro de ação contra bactérias e fungos de interesse clínico e não é tóxico à célula humana.
Nível de maturidade da tecnologia
Em construção
Status e oportunidade
Patente concedida. Número do processo no INPI: BR 102013029245-1